MÊDA 100 MARATHON 2019

REGULAMENTO

PREÂMBULO

A edição 2019 da MEDA100 PORTUGAL RACE UCI Marathon Series terá lugar nos dias 26 e 27 de Outubro.

É uma prova de XCM, organizada pelo Mozinho Aventura, em parceria com o Município de Mêda, integrada no calendário UCI Marathon Series e realiza-se no concelho de Mêda, região do Douro Interior e da Beira Alta, inserida numa zona com paisagens naturais, com interesse histórico e turístico, considerado património mundial, onde os atletas e seus acompanhantes poderão usufruir de magníficos recursos naturais e culturais, tais como, os dois valiosíssimos castelos medievais de Marialva e de Longroiva e a aldeia histórica de Casteição.

A MEDA100 PORTUGAL RACE é uma prova UCI C3 Race, onde os atletas de todos os escalões, com licença UCI de alta competição podem pontuar para o ranking UCI e lutarem pela classificação geral e pelos prémios monetários.

A edição 2019 da MEDA100 PORTUGAL RACE terá ainda uma corrida OPEN, exclusivamente reservada a todos os que, com idade igual ou superior a 19 anos, não possuam licença de competição emitida por uma federação nacional filiada na UCI ou para os que possuam licença de cicloturista/betetista.

A MEDA100 UCI Marathon Series 2019 é uma prova apenas com uma etapa, no dia 27 de Outubro:

Maratona Men Race: 95,2 kms

Maratona Women Race: 79,5 kms

OPEN M/F: 79,5 kms

HALF OPEN: 46,6 km

  1. Introdução

1.1. É uma prova oficial Cross Country Marathon (XCM) UCI C3.

1.2. A corrida terá lugar no dia 27 de Outubro de 2019.

1.3. Realiza-se no concelho de Mêda, Beira Alta, Portugal.

  1. Inscrições

2.1. As inscrições de todos os atletas federados são efetuadas no site oficial da Federação Portuguesa de Ciclismo: www.fpciclismo.pt

A inscrição de todos os atletas que competirão na Categoria OPEN será no site www.stopandgo.pt.

2.2. O encerramento das inscrições será no dia 20 de Outubro de 2019, às 23:59.

2.3. Os atletas participantes na vertente UCI Race terão obrigatoriamente de possuir licença desportiva de alta competição validada por uma federação nacional e aprovada pela UCI.

2.4. As licenças de cicloturistas não serão aceites, nem licenças de qualquer outro desporto a não ser na categoria OPEN.

2.5. Os atletas que competem nas categorias UCI Women e UCI Men competem para pontuar pelos pontos UCI e pelos prémios monetários.

2.6. Todos os participantes devem completar no mínimo 19 anos de idade até 31 dezembro de 2019.

2.7. Os valores da inscrição são:

UCI MEN/WOMEN: 12,50€

OPEN M/F: 12,50€

2.8. A inscrição inclui:

  1. O direito a participar na prova;
  2. Brindes de inscrição;
  3. Dorsal;
  4. Chip para controlo de tempos;
  5. Abastecimentos sólidos e líquidos;
  6. Assistência médica dentro e fora do percurso;
  7. Lavagem de bicicletas;
  8. Seguro desportivo no caso dos participantes na Categoria OPEN M/F

2.9. Em caso de não presença na prova, desclassificação ou desistência da competição, o valor da inscrição não será devolvido, nem parcial ou totalmente, o mesmo sucedendo se, por decisão do colégio de comissários a corrida for neutralizada ou alterada no seu percurso

2.10. IMPORTANTE: De acordo com os regulamentos da Federação Portuguesa de Ciclismo, UVP-FPC, atletas participantes estrangeiros, no levantamento do dorsal, deverão apresentar aos comissários uma autorização escrita da sua Federação que comprove a validade do seu seguro em território nacional.

  1. Secretariado

3.1. O Secretariado terá lugar no sábado, dia 26 de outubro de 2019, a partir das 15.00h até às 19.30h, estando também aberto no dia 27 de outubro de 2019, entre as 7:30 e as 8:30, nas Piscinas Municipais da cidade de Mêda.

3.2. O número do dorsal será atribuído, respeitando a última atualização do ranking da UCI e do ranking Elite da Taça de Portugal XCM UVP-FPC, os participantes de outras categorias serão integrados após os atletas Elite e por fim de acordo com a ordem de inscrição, com esta precedência.

  1. Reunião de equipas

4.1. Realizar-se-á uma reunião de equipas no sábado, dia 26 de outubro, às 19.30h, nas Piscinas Municipais de Mêda, onde será dada as boas vindas aos diretores de equipa e terão conhecimento dos detalhes da prova ou a comunicação de algumas alterações inesperadas ou de última hora da concretização da mesma.

4.2. Todas as alterações serão comunicadas em local/placard próprio. Cada participante tem a responsabilidade e obrigação de se manter informado. O site oficial terá também local próprio, onde essa informação será publicada em tempo útil.

  1. Procedimento de Corrida

5.1. A competição segue as regras gerais da UCI e da UVP-FPC e os regulamentos específico de XCM da UCI e da UVP-FPC.

5.2. Após a corrida e às 17:30 mais tardar, os resultados oficiais serão lançados no site oficial e no quadro oficial de notícias.

5.3. A corrida terá uma partida em massa.

5.4. As boxes de partida abrem 30 minutos antes da hora prevista para o começo da corrida.

5.5. Existem boxes de partida diferentes de acordo com o Ranking UCI e o Ranking Nacional.

5.6. 5 minutos antes da hora de início, o acesso às boxes será fechado. Qualquer atleta que falhe a entrada nas boxes, será colocado na parte de trás da grelha de partida.

5.7. Nenhum participante pode começar, uma vez dado o início oficial, a menos que um Comissário lho permita.

5.8. Cada secção entre ZA’s tem um tempo máximo para ser cumprida, após o qual os comissários encerrarão o controlo de passagem. Os participantes que não cumpram esse período de tempo serão desqualificados. O tempo para chegar a esses pontos é anunciado antecipadamente no site oficial e no quadro oficial da prova.

5.9. Qualquer ajuda prestada fora das zonas e dos regulamentos que a enquadram, significará a desqualificação dos participantes.

5.10. Os participantes que já não serão classificados, podem continuar a participar no evento de forma recreativa, desde que sem influência sobre o desenvolvimento da competição.

  1. Partida Neutralizada

6.1. Por razões de segurança o início da corrida poderá ser neutralizado. Nesse caso, o diretor de corrida encabeçará a marcha, num veículo oficial sinalizado, até ao ponto escolhido para a nova partida real.

6.2. Uma vez que o veículo de corrida oficial chegue ao final do troço neutralizado, indicará o fim de neutralização e o início da competição.

6.3. Durante o início neutralizado é proibido ultrapassar o veículo do diretor de prova.

  1. Chegada Neutralizada

7.1. Por razões de segurança, a linha de chegada pode ser antecipada, para um local sob supervisão dos comissários. Se assim for, os participantes continuarão em marcha lenta até à linha de meta anterior, já sem qualquer intervenção no tempo final.

  1. Road book

8.1. A corrida tem um road book detalhando a distância, altitude, tipo de traçado, pontos, Zonas de Alimentação e Zonas Técnicas e tempo máximo para percorrer cada segmento.

8.2. O road book também relata se o início ou término é neutralizado, a distância do troço neutralizado, caso tal se aplique.

8.3. O road book é puramente informativo.

  1. Corrida

9.1. A corrida terá apenas um dia:

XCM – 27 de outubro de 2019: Mêda-Mêda

9.2. O traçado está marcado com placas e fitas, com especial destaque para as zonas mais perigosas, como cruzamentos, zonas urbanas e descidas perigosas.

9.3. A prova realiza-se em estrada aberta ao trânsito, mas sob controle policial e de elementos de segurança. Os participantes devem sempre obedecer às indicações dos elementos das forças policiais e dos stewards e circular com precaução.

9.4. A corrida tem descidas e zonas técnicas exigentes, sendo da responsabilidade dos participantes a forma como as enfrentam. A organização não é responsável por acidentes relacionados com as capacidades técnicas ou forma física dos participantes.

9.5. Durante a corrida, só existe um tipo de controlo, efectuado pelos Comissários UCI/UVP-FPC e sem paragens.

9.6. Nesses CP, os Comissários UCI/UVP-FPC registam o número de dorsal dos participantes.

9.7. A não passagem num dos CP dará desqualificação imediata.

9.8. Não seguir as indicações de percurso ou de segurança dará desqualificação imediata.

9.9. Abandonar o percurso estabelecido dará desqualificação imediata.

  1. Zonas Técnicas e de Alimentação (ZA’s)

10.1. As ZA’s estarão devidamente assinaladas no percurso. Terão tudo o que os participantes necessitarão em termos de hidratação e de alimentação.

10.2. A assistência técnica por elementos de apoio de cada participante só poderá ser feita dentro dos limites das ZA’s.

  1. Marcação

11.1. O percursos está sinalizado com placas setas e fitas oficiais. Não exige qualquer dispositivo electrónico GPS para ser cumprido.

11.2. Os últimos 5 quilómetros estarão assinalados um a um.

11.3. Os Comissários e o Diretor de Prova UCI poderão considerar que determinado troço do percurso ficou inseguro ou impraticável e proceder a alterações do traçado.

11.4. Se tal não foi possível e a corrida neutralizada, o tempo final será o que os Comissários obtiverem no ponto onde a neutralização se deu.

  1. Desistências

12.1. Um participante que desista deverá informar a organização o mais rápido que lhe seja possível.

12.2. Em caso de acidente ou de emergência, deverão informar a organização pelo número de segurança colocado no dorsal. Para salvaguarda da segurança e da integridade física de um participante, a organização tem o direito de o forçar a abandonar a corrida.

  1. Resultados

13.1. As classificações e resultados finais serão estabelecidos para cada participante, de acordo com o tempo que gastou para realizar o percurso e a possível adição de penalizações.

13.2. Existirá uma classificação final scratch para as categorias UCI Men e UCI Women, que inclui todos os participantes com licença UVP/FPC ou de qualquer federação filiada na UCI.

13.3. A classificação das categorias OPEN e HALF OPEN, são distintas das categorias UCI e sem infuência na classificação por equipas.

13.4. A classificação por equipas é realizada pelo somatório de pontos entre os participantes nas categorias UCI Men e UCI Women de acordo com a classificação scratch destas categorias.

13.5. Todos os participantes transportarão um “chip” para registar o seu tempo final. Os resultados só serão considerados válidos após serem validados pelo Colégio de Comissários.

  1. Prémios

14.1. Haverá uma cerimónia protocolar para todos os premiados.

14.1.1. IMPORTANTE: A Ausência não justificada na Cerimônia Protocolar implicará a perda dos troféus e prémios monetários atribuídos.

14.2. PRÉMIOS ATRIBUÍDOS:

UCI MEN

 

UCI WOMEN

400

+ TROFÉU

 

400

+ TROFÉU

250

+ TROFÉU

 

250

+ TROFÉU

200

+ TROFÉU

 

200

+ TROFÉU

150

+ TROFÉU

 

150

+ TROFÉU

130

+ TROFÉU

 

130

+ TROFÉU

120

+ MEDALHA

 

120

+ MEDALHA

110

+ MEDALHA

 

110

+ MEDALHA

100

+ MEDALHA

 

100

+ MEDALHA

90

+ MEDALHA

 

90

+ MEDALHA

10º

80

+ MEDALHA

 

10º

80

+ MEDALHA

11º

70

+ MEDALHA

 

11º

70

+ MEDALHA

12º

65

+ MEDALHA

 

12º

65

+ MEDALHA

13º

60

+ MEDALHA

 

13º

60

+ MEDALHA

14º

55

+ MEDALHA

 

14º

55

+ MEDALHA

15º

50

+ MEDALHA

 

15º

50

+ MEDALHA

   SUB TOTAL    1930€                                                                          SUB TOTAL  1930€

 TOTAL PRÉMIOS MONETÁRIOS: 3860€

OPEN M/W                                                                              HALF OPEN M/W

1º             TROFÉU                                                                 1º        TROFÉU      

2º             TROFÉU                                                                 2º        TROFÉU      

3º             TROFÉU                                                                 3º        TROFÉU      

4º             TROFÉU                                                                  4º        TROFÉU

5º             TROFÉU                                                                  5º        TROFÉU

6º             MEDALHA                                                              6º        TROFÉU

7º             MEDALHA                                                              7º        TROFÉU

8º             MEDALHA                                                              8º        TROFÉU

9º             MEDALHA                                                              9º        TROFÉU

10º           MEDALHA                                                              10º      TROFÉU

TEAMS MEN/WOMEN

1º             TROFÉU

2º             TROFÉU

3º             TROFÉU

14.3. Os participantes que tenham direito a prémios monetários deverão fazer-se acompanhar do respectivo recibo e procederem ao levantamento dos mesmos, junto do Secretariado da Prova, até às 18:00 de 28 de Maio de 2017.

Caso não o façam, perderão o direito aos mesmos.

  1. Bicicleta

15.1. A bicicleta deverá obedecer aos regulamentos técnicos e de segurança UCI.

15.2. Os participantes não poderão mudar de bicicleta durante a prova.

  1. Equipamento

16.1. É obrigatório utilizar ao longo de toda a prova as placas com o número que são fornecidas pela organização.

Uma das placas deverá obrigatoriamente ser colocada na frente da bicicleta e a outra nas costas do participante. Ambas têm de estar sempre visíveis e sem qualquer modificação. O “chip” de controle do tempo não poderá apresentar qualquer modificação e tem de ser colocado onde a organização indicar.

16.2. Por razões de segurança, é aconselhável que os participantes transportem um telemóvel.

16.3. A organização não é responsável por qualquer perda de objetos durante o percurso, nem por furtos ou roubos dos mesmos durante a prova.

16.4. A organização não é responsável pelos danos sofridos pelas bicicletas durante o evento.

  1. Desporto e Natureza

17.1. Praticar BTT é algo que deve ser sempre feito no estrito respeito pela natureza, causando o mínimo impacto ambiental. Solicitámos a todos os participantes que não poluam ao longo do percurso, guardando todos os objetos da sua hidratação e alimentação, ou depositando nos locais assinalados em cada ZA.

17.2. Os Comissários UCI podem desclassificar qualquer participante que não respeite o meio ambiente, propriedade privada ou desrespeite as populações envolvidas, bem como os restantes intervenientes na prova.

  1. Considerações finais

18.1. Todos os participantes estão sujeitos às regras anti-doping UCI.

18.2. Todos os participantes devem ser educados e respeitadores com os outros atletas, comissários, membros da organização, espectadores e comunicação social.

18.3. Todos os participantes cedem os direitos de imagem à organização, podendo ser utilizados em fotografia e vídeo, quando seja caso de aparecerem.

18.4. A Organização não é responsável por qualquer tipo de despesa ou dívida contraída pelos participantes durante o evento.

18.5. Se necessário, perante circunstâncias extremas, a organização tem o direito de, sem aviso prévio, alterar a hora de partida, programa ou percurso.

  1. Reclamações

19.1. As reclamações devem ser formalmente apresentadas ao Colégio de Comissários UCI e dentro do regulamento internacional aplicável.

A INSCRIÇÃO NA MEDA100MARATHON WMS 2019 INVOLVE A ACEITAÇÃO E O CUMPRIMENTO DESTE REGULAMENTO.

TAMBÉM IMPLICA CONCORDAR COM A LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS E AS POLÍTICAS DE CANCELAMENTO.